Excelência Ambiental

Inventário de Emissões Atmosféricas

A Excelência Ambiental elabora inventários de poluentes atmosféricos considerando todas as atividades e equipamentos da sua empresa no que inclui as fontes fixas, móveis e fugitivas.

As empresas frequentemente identificam a quantidade dos seus estoques de bens, quer sejam eles materiais ou não, através de uma atividade denominado de balanço contábil geral de suas atividades, ou seja, efetuam uma contagem de todos os seus bens materiais ou imateriais para consolidar de maneira clara e objetiva a performance do seu negócio.

De modo semelhante um inventário de emissões define qualitativa e quantitativamente as atividades poluidoras, fornecendo informações sobre as características das fontes, indicando a localização, a quantidade relacionada com a frequência, a duração e a contribuição relativa dessas emissões. Tal qual a identificação da performance de um negócio através de um balanço contábil, um inventário das fontes de emissões atmosféricas associado com uma modelagem matemática das dispersões dessas emissões, se constitui como um dos instrumentos de planejamento mais úteis para a gestão da qualidade do ar que respiramos.

Uma proposta para a definição de Inventário de Emissões Atmosféricas é a sugerida pelo IBGE:

“como sendo uma listagem atualizada e abrangente das emissões atmosféricas causadas por fontes ou grupo de fontes que estão localizadas numa área geográfica específica, para um intervalo de tempo definido.”

A atividade de inventariar as fontes de emissões é identificar os principais contribuintes para a degradação da qualidade do ar, como por exemplo, as atividades produtivas das indústrias, as atividades de armazenamento como operações de carregamento e descarregamento de produtos, bem como as atividades de movimentação de produtos pelos diversos modais de logísticas, entre outras fontes.

O serviço de inventário de emissões atmosféricas pode ser guiado por diferentes normas e regulamentos, dependendo do contexto em que é realizado. Algumas das normas que podem ser atendidas pelo serviço incluem:

  1. Norma ISO 14064: Esta norma estabelece as diretrizes para a quantificação, monitoramento, reporte e verificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). A norma define um conjunto de procedimentos e requisitos para a elaboração de inventários de emissões de GEE, com o objetivo de permitir a comparabilidade e a transparência das informações.

  2. Protocolo GHG (Greenhouse Gas Protocol): Este protocolo é uma iniciativa conjunta do World Resources Institute (WRI) e do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e estabelece uma metodologia para a elaboração de inventários de emissões de GEE. Ele define as categorias de fontes e atividades que devem ser consideradas em um inventário de emissões e fornece orientações para o cálculo das emissões.

  3. Normas regulatórias: Em muitos países, existem normas e regulamentos que exigem que empresas e organizações elaborem inventários de emissões atmosféricas. Essas normas podem variar de acordo com o setor de atividade e podem ser definidas por agências governamentais ou por órgãos regulatórios específicos.

  4. Acordos internacionais: Existem acordos internacionais, como o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris, que estabelecem metas e compromissos relacionados à redução das emissões de GEE. Nesse contexto, muitas empresas e organizações elaboram inventários de emissões para monitorar e reportar suas emissões e contribuições para esses objetivos globais.

Em resumo, o serviço de inventário de emissões atmosféricas pode atender a várias normas e regulamentos, dependendo do contexto em que é realizado. O objetivo principal é garantir a precisão, transparência e comparabilidade das informações relacionadas às emissões de gases de efeito estufa.

A Excelência Ambiental é uma empresa de engenharia e Análises Técnicas, focada no Monitoramento da Qualidade do Ar e Soluções Ambientais.

Emissões Atmosféricas

Soluções Ambientais

Inspeção NR-13