Excelência Ambiental

Modelagem de dispersão atmosférica

Uma fábrica com várias fontes de emissões atmosféricas

A modelagem de dispersão atmosférica é uma excelente ferramenta para diagnosticar o impacto ambiental no entorno de sua empresa.

O uso da modelagem dá suporte a prevenção e detecção da magnitude dos impactos das emissões; ajuda na prevenção de emissões oriundas de processos produtivos; identifica a frequência de ocorrência de eventos críticos e consegue determinar os melhores locais para a locação de equipamentos de monitoramento, entre outros benefícios.

Essa modelagem leva em conta as condições meteorológicas da região bem como o seu relevo geográfico para estimar as concentrações das substâncias poluentes presentes no ar na área objeto do inventário.

Com um inventário de emissões em mãos, que são os dados de entrada de um programa de modelagem matemática das dispersões é possível utilizar os resultados dessas informações como ferramenta de gestão para avaliar o status da qualidade do ar de uma região comparando-os com os padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores bem como avaliar a efetividade dos programas de controle de poluição do ar bem como gerar dados objetivos para justificar a implementação de mudanças necessárias visando atender aos objetivos desejados pelos órgãos reguladores e porque não dizer, desejados pela própria sociedade.

Portanto, inventário de emissões e modelagem de emissões completam um par de ações inseparáveis como os dois lados de uma moeda. A importância dos inventários de emissões e da modelagem de emissões “é bastante útil na medida em que permite fazer simulações e previsões das concentrações de um determinado poluente, podendo oferecer à população a oportunidade de evitar exposições a concentrações elevadas; às empresas, condições de prever investimentos em equipamentos que permitam reduzir emissões na atmosfera; e aos órgãos públicos, a possibilidade de realizar questionamentos acerca de novos empreendimentos, cujos efluentes atmosféricos contribuam para a degradação das condições de qualidade do ar.” (Barbon A., 2010)

O objetivo da modelagem matemática de emissões atmosféricas é estimar as concentrações de SOx, NOx, CO, CO2, entre outros compostos considerando diversos fatores que influenciam na dispersão e estimando o alcance da pluma formada no decorrer do seu lançamento.

Os resultados de previsões realizadas por modelagem matemática de emissões atmosféricas contribuem:

#1 na elaboração um plano de resposta de emergência com a comunidade das circunvizinhanças;

#2 na redução da quantidade de gases e materiais considerados perigosos no processo industrial;

#3 nas ações de enclausurar uma potencial fonte de emissão;

#4 no acréscimo sistemas de ventilação e equipamento de remoção de vapores;

#5 na realização de mudanças no processo industrial para eliminar potenciais fontes de emissão;

#6 na disposição de dispositivos de segurança (detector de gases, monitoramento de fugitivos, válvulas de bloqueio, sistemas de controle) para evitar níveis alarmantes de derramamentos e vazamentos.

É bom lembrar da importância de se conhecer o processo em que ocorre a emissão: escolher o modelo de fonte adequado e determinar sua taxa de liberação. Além de realizar a estimativa da concentração do poluente na direção do vento por  meio de um software adequado e aceito pelo órgão fiscalizador. Sem isso, os resultados das previsões serão imprecisos levando a tomada de decisões erradas.

As metodologias de amostragem e análises laboratoriais dependem das propriedades físico-químicas específicas de cada gás envolvido na emissão.

Nas resoluções do CONAMA n°05/1989 e n°382/2006 complementadas pela resolução n°436/2011, é possível observar a partir do combustível utilizado, quais gases devem ser analisados e os limites que devem ser respeitados.

A identificação dos gases emissores se torna fundamental na definição da tecnologia envolvida na amostragem, além de impedir a elevação de custo em uma amostragem inadequada. O custo das informações vagas ou imprecisas podem conduzir as empresas a receberem multas e até a paralisação de suas atividades.

O gestor deve trabalhar com o corpo técnico da empresa na busca de soluções, caso seja observado valores de concentrações que ultrapassam esses limites. Muitas dessas soluções podem passar por mudanças de comportamento de colaboradores e até reengenharia do processo em questão.

É necessário intervir no processo buscando a segurança ambiental. Apontar que as concentrações estão acima do limite é relativamente simples, achar a solução para redução exige conhecimento do processo e experiência.

Eng. Dr. Wagner Eustáquio

Consultor – Excelência Ambiental

Saiba mais sobre as nossas soluções, fale agora com o nosso time de atendimento!

A Excelência Ambiental é uma empresa de engenharia e Análises Técnicas, focada no Monitoramento da Qualidade do Ar e Soluções Ambientais.

Emissões Atmosféricas

Soluções Ambientais

Inspeção NR-13