Excelência Ambiental

O papel do gestor no controle de emissões

Chaminé com emissão de poluentes

Os gestores da área de meio ambiente devem considerar diversos aspectos da emissão de gases poluentes por meio de chaminés. Um deles é o combustível utilizado na combustão do processo. A partir do conhecimento da composição do combustível é possível identificar pelo estudo das reações químicas que ocorrem na combustão, quais serão os gases resultantes a serem analisados.

As metodologias de amostragem e análises laboratoriais dependem das propriedades físico-químicas específicas de cada gás envolvido na emissão.

Nas resoluções do CONAMA n°05/1989 e n°382/2006 complementadas pela resolução n°436/2011, é possível observar a partir do combustível utilizado, quais gases devem ser analisados e os limites que devem ser respeitados.

A identificação dos gases emissores se torna fundamental na definição da tecnologia envolvida na amostragem, além de impedir a elevação de custo em uma amostragem inadequada. O custo das informações vagas ou imprecisas podem conduzir as empresas a receberem multas e até a paralisação de suas atividades.

O gestor deve trabalhar com o corpo técnico da empresa na busca de soluções, caso seja observado valores de concentrações que ultrapassam esses limites. Muitas dessas soluções podem passar por mudanças de comportamento de colaboradores e até reengenharia do processo em questão.

É necessário intervir no processo buscando a segurança ambiental. Apontar que as concentrações estão acima do limite é relativamente simples, achar a solução para redução exige conhecimento do processo e experiência.

Eng. Dr. Wagner Eustáquio

Consultor – Excelência Ambiental

Saiba mais sobre as nossas soluções, fale agora com o nosso time de atendimento!

A Excelência Ambiental é uma empresa de engenharia e Análises Técnicas, focada no Monitoramento da Qualidade do Ar e Soluções Ambientais.

Emissões Atmosféricas

Soluções Ambientais

Inspeção NR-13