Em um processo de resolução de problemas precisa-se, naturalmente, identificar e conhecer bem o problema que quer solucionar. Encontrar a sua causa raiz e estabelecer planos de ação para minimização de efeitos até a sua eliminação, quando possível.
Como qualquer processo, é fundamental identificar e estabelecer estratégias de ação visando à segurança ambiental, para isso a elaboração do inventário de emissões atmosféricas é o primeiro passo.
O inventário de emissões atmosféricas é um relatório elaborado por um profissional experiente para identificar todas as emissões existentes em um processo. Além de estabelecer planos de ação para minimização das concentrações desses poluentes tomando como base na legislação vigente.
Na elaboração do inventário, a identificação das fontes é fundamental. Os tipos de fontes que se destacam são:
- pontuais – águas ácidas e queima de H2S e NH3, amostra de GLP, abertura de válvula em carregamento, drenagem de tanques, gás ventilado, carregamento de navios, extintores de incêndio, dentre outras;
- não pontuais – jateamento abrasivo, torres de refrigeração, derramamento de produtos, emissões fugitivas em plantas e gasodutos, tanque de lama, separadores água/ óleo entre outros;
- combustão – motores estacionários, avião, helicóptero, turbinas a gás, motores, caldeiras, tocha de gás, guindastes a diesel entre outros;
- indiretas – que são ocasionadas pela compra de energia elétrica e vapor.
Em cada um dos exemplos citados acima, são utilizadas equações e parâmetros específicos, onde todo o ambiente de difusão deve ser avaliado para estimar as concentrações.
A construção do relatório pode ser um trabalho árduo e complexo, mas a experiência e conhecimento técnico dos profissionais que o elaboram faz toda a diferença, pois existem diversos fatores intrínsecos do processo analisado que influenciam muito a estimativa das concentrações.
Estimativas imprecisas podem elevar os custos nas estratégias de ação, e por vezes, inviabilizando todo um programa de segurança ambiental.
Eng. Dr. Wagner Eustáquio de Vasconcelos
Consultor/ Excelência Ambiental